HomeCampeonatosREGULAMENTO DAS PROVAS DE PESCA – RANKING INDIVIDUAL 2022

REGULAMENTO DAS PROVAS DE PESCA – RANKING INDIVIDUAL 2022

1 DATA, HORÁRIO E LOCAL:

A Plataforma Marítima da Atlântida tem a satisfação de convidar seus associados e demais amantes da pesca, a participarem do Ranking individual de pesca 2022, composto por 4 provas realizadas nas dependências da Plataforma de Atlântida, com início às 8 horas e término às 12h45min. Cada prova será constituída por 4 etapas de 60 minutos, com 15 minutos de intervalo para troca de boxes, totalizando 4 horas de pesca. As provas também serão abertas a nãosócios, que concorrerão apenas aos troféus de cada prova.

O Calendário oficial estabelecido de forma que tenhamos uma data reserva para cada prova, caso haja necessidade de cancelamento, facilitando o planejamento e a preparação, tanto da organização como dos participantes, conforme segue:

Primeira prova: Dia 19/03/2022 data reserva: 26/03/2022
Segunda prova: Dia 18/06/2022 data reserva 25/06/2022

Terceira prova: Dia 17/09/2022 data reserva 24/09/2022

Quarta prova: Dia 10/12/2022 data reserva: 17/12/2022

2 DAS INSCRIÇÕES:

2.1 As inscrições estão inteiramente abertas para todos os associados e seus dependentes, devidamente quites com a tesouraria da ASUPLAMA. Os associados e nãosócios poderão realizar suas inscrições e pagamento diretamente na portaria da plataforma.

2.2 O número de inscrições está limitado a 64 pescadores (sessenta e quatro);

2.2 Valor da inscrição é de R$ 50,00 (cinquenta reais) para sócios e seus dependentes e de R$ 70,00 (setenta reais) para nãosócios;

2.3 As inscrições serão feitas na Portaria da Plataforma em Atlântida Fone: (051) 992817680.

3 DOS PARTICIPANTES:

3.1 A competição é aberta a todos os sócios, seus dependentes e a nãosócios, maiores de 07 (sete) anos.
Menores de 16 (dezesseis) anos somente poderão participar acompanhados dos pais ou responsáveis.

4 DO EQUIPAMENTO:

4.1 Serão permitidos caniços com tamanho mínimo de 3,00 m, sendo a prática da pesca limitada a um caniço por participante.

Carretilhas, molinetes, linhas e chumbadas são de livre escolha dos participantes. Os anzóis deverão ser do tipo convencional de uma só ponta, tamanhos livres e limitados a dois por equipamento. É permitido o uso de bóias e flutuadores.

4.2 Os participantes poderão portar outros caniços, porém, desmontados. Para utilizálos, deverão proceder à desmontagem do caniço em uso.

4.3 Os participantes poderão usar um segundo chicote iscado, se preferirem.

4.4 Não será permitido o uso de linhas multifilamento, somente monofilamento.

5 DAS ISCAS:

As iscas permitidas serão somente in natura, de livre escolha e responsabilidade dos participantes.
Obs.: Qualquer irregularidade constatada na utilização das iscas, como o uso de atrativos, será motivo para desclassificação sumária do participante.

6 DA COMPETIÇÃO:

6.1 Nos boxes localizados no sentido longitudinal da Plataforma (espigão), o participante poderá pescar nos dois boxes confrontes (norte e sul), enquanto que, na testada da Plataforma (frente e braço norte), o participante pescará somente no Box frontal.

6.2 Durante a prova, os participantes deverão fazer os arremessos somente no sentido perpendicular ao seu box. Será advertido o concorrente que proceda de maneira diferente e após 2 advertências, será desclassificado. Na pesca vertical, junto aos pilares ou sob a Plataforma, os participantes observarão todo o cuidado para não atrapalhar a atuação dos demais.

6.3 Ao fisgar uma peça maior, o participante poderá contar com o auxílio de outro participante para colocala a seco.

6.4 Se dois ou mais concorrentes fisgarem o mesmo peixe, os pontos serão atribuídos ao que o tiver fisgado pela boca. Caso todos tenham fisgado o peixe pela boca ou indistintamente pelo corpo, a peça será separada para divisão posterior dos pontos entre os interessados.

6.5 Será advertido o concorrente que arremessar antes do sinal sonoro (início ou intervalo das etapas) e sumariamente desclassificado se descumprir este item. O concorrente que no momento de soar o sinal estiver trabalhando uma peça receberá mais 10 (dez) minutos de tolerância para apresentála à Comissão de Pesagem e Planilhamento. O peixe só será computado na contagem de pontos desta etapa, se pesar três (2) quilos ou mais.

6.6 Ao finalizar o sinal de encerramento de cada etapa ou final da prova, os pescadores deverão recolher, imediatamente, suas linhas imediatamente, sendo válidas as peças capturadas.

6.7 Cada etapa terá duração de 1 h (60 minutos), com início às 08h00min e término às 12h45min, compreendendo 04 (quatro) etapas, a saber:
das 8:00 h às 9:00 h;
das 9:15 h às 10:15 h;
das 10:30 h às 11:30 h;
das 11:45 h às 12:45 h.

6.8 O início e término de cada etapa serão assinalados por um sinal sonoro.

7 DA PONTUAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO:

7.1 Cada prova de pesca terá uma pontuação independente, à razão de 2 (dois) pontos por peça e 1 (um) ponto para cada 100g ou fração de peso.

7.2 Para cada prova, a classificação final será oriunda da pontuação final do participante;

7.3 Para o ranking dos associados, haverá o descarte do pior resultado, sendo computado somente 3 dos resultados obtidos. Logo, das 4 provas realizadas, serão somados os 3 melhores resultados (colocação em cada prova) para resultar na classificação final.

7.4 Com o intuito de garantir a competitividade e minimizar o fator sorte, para efeito de pontuação, o peso máximo computado para cada peixe capturado será de 3 Kg (3000 g), resultando em, no máximo, 32 pontos por peça.

7.5 Em caso de empate a classificação será assim considerada:
a) Maior quantidade;
b) Peso total;
c) Maior peça (maior Peso);
d) Sorteio.

7.6 Não terão validade para pontuação, as espécies Sardinha, peixerei, savelha e tainha. As demais espécies serão todas válidas, desde que tenham 20 (vinte) centímetros ou mais de comprimento.

7.7 O intuito é que todas as peças sejam devolvidas ao mar e, portanto, deverão ser apresentadas vivas, íntegras e sem qualquer sinal de amassamento ou desnucados à Comissão de pesagem e planilhamento. O registro pela comissão ocorrerá em obediência à ordem de chagada dos competidores.

7.8 Cada pescador será identificado, ao longo de toda a competição, pelo número de seu primeiro box no sorteio. Desta forma, logo após a captura de cada peça, o competidor deverá conduzila à Comissão de Pesagem e Planilhamento, informando seu número de identificação para efeito de registro. Por exemplo, sorteio 23/43/05/64, o pescador será identificado pelo número 23.

7.9 Os competidores não poderão acumular peças em seu poder para, após, leválas ao planilhamento, bem como não poderão conduzir, para o mesmo fim, peças que não tenham sido por eles capturadas. Desta forma, cada competidor somente terá 02 (duas) peças registradas por vez.

8 DA PREMIAÇÃO:

8.1 Para efeito da classificação em cada prova, serão distribuídos os seguintes prêmios:
1º ao 3º Classificados: TROFÉUS

4º ao 10º classificados: medalhas

Troféu para o maior peixe;

Obs. Nas provas em que um não sócio da Asuplama vencer, será concedido um convite especial que permitirá a pesca com um equipamento pelo período de 2 meses. Nesse caso, o vencedor deverá escolher os dois meses consecutivos em que vai aproveitar essa premiação.

8.2 Para efeito da classificação final do Ranking da ASUPLAMA, serão distribuídos os seguintes prêmios:
1º ao 3º Classificados: Troféus + 1 título cortesia, transferível para qualquer sócio, desde que também esteja adimplente com a ASUPLAMA;

9 DAS CONSIDERAÇÕES GERAIS:

9.1 Será proibida a pesca nas dependências da Plataforma 30 minutos (trinta) antes do início da prova.

9.2 Durante a realização da prova, somente poderá pescar quem estiver regularmente inscrito na prova. Após a realização da mesma, as dependências da Plataforma estarão liberadas como costumeiramente.

9.3 As peças capturadas sem condições de sobreviverem, ou que haja interessados no consumo, serão guardadas pela Comissão de pesagem até o final da prova.

9.4 Os competidores que por ventura usarem de artifícios ilícitos com vistas a favoreceremse na competição serão sumariamente desclassificados.

9.5 A Asuplama não se responsabilizará por danos pessoais e/ou materiais que, porventura, venham a ocorrer antes, durante ou após a realização da prova.

9.6 Os casos omissos e dúvidas surgidas durante a competição, bem como as divergências de interpretação de disposições deste Regulamento, serão resolvidos pelo responsável, segundo as regras de pesca adotadas pela Federação Gaúcha de Pesca e do bom senso.

DOWNLOAD DO PDF

Diretoria da ASUPLAMA