HomeCampeonatosRegulamento – CAMPEONATO DE PESCA – GP DE XANGRI-LÁ

Regulamento – CAMPEONATO DE PESCA – GP DE XANGRI-LÁ

1 – A PROVA :

A Plataforma Marítima de Atlântida tem a satisfação de convidar seus associados e demais amantes da pesca, a participarem da prova de pesca GP de XANGRI-LÁ – 2023, em sua segunda edição.

A prova será na modalidade de duplas e pesque-e-solte, com uma estrutura inovadora, similar aos treinos de Fórmula 1, sendo composta por 3 sessões, denominadas Q1, Q2 e Q3.

A prova será realizada no dia 27 de maio de 2023, com data reserva para 03 de junho.

1. Sessão Q1 – A primeira sessão, chamada Q1, terá as tradicionais 4 etapas das provas de pesca, sendo que todas duplas inscritas participarão e pescarão, cada uma, num mesmo box. Esta sessão terá os seguintes horários e durações:

Q1- Etapa 1: Início às 9:00h e término às 9:40h;

Q1- Etapa 2: Início às 9:50h e término às 10:30h;

Q1- Etapa 3: Início às 10:40h e término às 11:20h;

Q1- Etapa 4: Início às 11:30h e término às 12:10h.

1.2 Sessão Q2 – As 15 duplas melhor classificadas na etapa Q1, passarão para a segunda sessão, chamada Q2, que será composta de 2 etapas de 40 minutos cada. Estas duas etapas serão realizadas apenas na parte frontal da plataforma, nos boxes 33 ao 64.

Importante: Os pontos conquistados na sessão Q1 não serão computados nas sessões Q2 e Q3, servindo apenas como critérios eliminatório e de desempate.

Cada dupla classificada para a sessão Q2 participará de um novo sorteio, por ordem de classificação na sessão Q1. Desta forma, a dupla vencedora será a primeira a sortear a sequência de etapas da sessão Q2, e assim por diante, conforme as sequências 1-15 a seguir:

Sequência 1– Boxes 33 e 34, na etapa 5 e Boxes 47 e 48, na etapa 6

Sequência 2- Boxes 35 e 36, na etapa 5 e Boxes 49 e 50, na etapa 6

Sequência 3- Boxes 37 e 38, na etapa 5 e Boxes 53 e 54, na etapa 6

Sequência 4- Boxes 39 e 40, na etapa 5 e Boxes 55 e 56, na etapa 6

Sequência 5- Boxes 41 e 42, na etapa 5 e Boxes 57 e 58, na etapa 6

Sequência 6- Boxes 43 e 44, na etapa 5 e Boxes 59 e 60, na etapa 6

Sequência 7- Boxes 45 e 46, na etapa 5 e Boxes 61 e 62, na etapa 6

Sequência 8- Boxes 47 e 48, na etapa 5 e Boxes 63 e 64, na etapa 6

Sequência 9- Boxes 49 e 50, na etapa 5 e Boxes 33 e 34, na etapa 6

Sequência 10- Boxes 53 e 54, na etapa 5 e Boxes 35 e 36, na etapa 6

Sequência 11- Boxes 55 e 56, na etapa 5 e Boxes 37 e 38, na etapa 6

Sequência 12- Boxes 57 e 58, na etapa 5 e Boxes 39 e 40, na etapa 6

Sequência 13- Boxes 59 e 60, na etapa 5 e Boxes 41 e 42, na etapa 6

Sequência 14- Boxes 61 e 62, na etapa 5 e Boxes 43 e 44, na etapa 6

Sequência 15- Boxes 63 e 64, na etapa 5 e Boxes 45 e 46, na etapa 6

Na sessão Q2, cada dupla de pescadores terá os 2 boxes sorteados conforme acima, onde poderão pescar livre e alternadamente nos mesmos.

A sessão Q2 terá os seguintes horários, em suas etapas:

Q2- Etapa 5: Início às 12:40h e término as 13:20h

Q2- Etapa 6: Início às 13:30h e término as 14:10h

As 5 melhores equipes classificadas na Sessão Q2, passarão à terceira e última sessão, chamada Sessão Q3, que será a última e decisiva etapa da prova.

Importante: Os pontos conquistados na sessão Q2 não serão computados na sessão Q3, servindo apenas como critérios de classificação e desempate naquela sessão.

• O resultado da sessão Q2 definirá os classificados de 6º ao 10º lugares na competição.

1.3 – A sessão Q3 será composta de apenas 1 etapa de 40 minutos e utilizará os boxes de número 55 ao 64 (total de 10 boxes) da parte frontal da plataforma. Na sessão Q3, os pescadores de cada dupla pescarão em boxes separados.

Um novo sorteio definirá os boxes que cada pescador de cada dupla utilizará.

A ordem de sorteio será de acordo com a classificação da sessão Q2 e cada pescador sorteará um dos 10 boxes.

A sessão Q3 terá o seguinte horário:

Q3- Etapa única: Início às 14:30h e término as 15:10h

Durante a competição, os pescadores de cada dupla poderão trocar de boxes entre si, porém não poderão os dois ocuparem o mesmo box. Por exemplo: A dupla vencedora sorteou os boxes 58 e 62, então um pescador da dupla deverá pescar no box 58 e o outro, obrigatoriamente, no box 62. Os dois pescadores poderão trocar entre si de boxes, a qualquer momento, desde que sob nenhuma situação ambos utilizem o mesmo box simultaneamente.

• O resultado da sessão Q3 definirá a classificação final da prova, compreendendo do 1º ao 5º lugar.

2 – DAS INSCRIÇÕES:

2.1 – As inscrições já estão abertas para todos os associados ou não, e poderão ser feitas diretamente na portaria da plataforma.

2.2 – O número de inscrições está limitado a 60 duplas.

2.3 – O valor das inscrições para associados em dia será de R$ 120,00 por dupla e de R$ 160,00 para não-sócios. As duplas mistas, ou seja, com um associado apenas, pagarão R$ 140,00 de taxa de inscrição.

3 – DOS PARTICIPANTES :

3.1 – A prova GP de XANGRI-LÁ é aberta a todos os associados da ASUPLAMA ou não, maiores de 7 anos de idade. A participação de jovens entre 7 e 16 anos será permitida, desde que estejam acompanhados dos seus responsáveis legais.

4 – DO EQUIPAMENTO :

4.1 – Serão permitidos caniços com tamanho mínimo de 3,00 metros, sendo a prática da pesca limitada a um caniço por participante.

4.2 – Carretilhas, molinetes, linhas e chumbadas são de livre escolha, porém não será permitido o uso de linha do tipo multifilamento. Os anzóis deverão ser do tipo convencional de uma só ponta, com tamanhos livres e limitados a dois por equipamento. É permitido o uso de boias e flutuadores.

4.3 – Os participantes poderão portar outros caniços, porém deverão estar desmontados. Para utilizá-los, deverão proceder primeiro com a desmontagem do que está em uso.

4.4 – Os participantes poderão usar um segundo chicote montado com anzóis já iscados.

5 – DAS ISCAS :

5.1 – As iscas permitidas serão somente “in natura”, de livre escolha e responsabilidade dos participantes.

Obs.: Qualquer irregularidade constatada na utilização de iscas, como o uso de atrativos, será motivo para desclassificação sumária do participante.

6 – DA COMPETIÇÃO :

6.1 – Nos boxes localizados no sentido longitudinal da Plataforma (espigão), o participante poderá pescar nos dois boxes confrontes (norte e sul), enquanto que, na testada da Plataforma (frente e braço norte), o participante pescará somente no sentido e Box frontal (leste).

6.2 – Durante a prova, os participantes deverão fazer os arremessos somente no sentido perpendicular ao seu box. Será advertido o concorrente que proceda de maneira diferente e após 2 advertências, será desclassificado. Na pesca vertical, junto aos pilares ou sob a Plataforma, os participantes observarão todo o cuidado para não atrapalhar a atuação dos demais.

6.3 – Ao fisgar uma peça maior, o participante poderá contar com o auxílio de outro participante para coloca-la a seco.

6.4 – Se dois ou mais concorrentes fisgarem o mesmo peixe, os pontos serão atribuídos ao que o tiver fisgado pela boca. Caso todos tenham fisgado o peixe pela boca ou indistintamente pelo corpo, a peça será separada para divisão posterior dos pontos entre os interessados.

6.5 – Será advertido o concorrente que arremessar antes do sinal sonoro (início ou intervalo das etapas) e sumariamente desclassificado se descumprir este item. O concorrente que no momento de soar o sinal estiver trabalhando uma peça receberá mais 5 (cinco) minutos de tolerância para apresentá-la à Comissão de Pesagem e Planilhamento. O peixe só será computado na contagem de pontos desta etapa, se pesar três (3) quilos ou mais.

6.6 – Ao finalizar o sinal de encerramento de cada etapa ou final da prova, os pescadores deverão recolher suas linhas imediatamente, sendo válidas as peças capturadas.

6.7 – O início e término de cada etapa serão avisados por sinal sonoro (corneta).

7 – DA PONTUAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO:

7.1- A prova de pesca GP de Xangri-lá terá uma pontuação à razão de 2 (dois) pontos por peça e 1 (um) ponto para cada 100g ou fração de peso.

7.2- Ao final das sessões Q1 haverá a divulgação da classificação para a sessão Q2. Ao final da sessão Q2, haverá a divulgação dos classificados para a sessão Q3. Somente ao final da sessão Q3, quando, da divulgação do resultado final, serão anunciados os classificados de 1º ao 10º, bem como do maior peixe capturado na competição.

7.3- Com o intuito de garantir a competitividade e minimizar o fator sorte, para efeito de pontuação, o peso máximo computado para cada peixe capturado será de 1 Kg (1000 g), resultando em, no máximo, 12 pontos por peça.

7.4- Em caso de empate o critério de desempate será assim considerado:

1.         a) Maior quantidade na sessão em questão;
    b) Peso total dos peixes na sessão em questão
    c) Maior peça (maior Peso) na sessão em questão;
    d) Mesmos critérios porém das sessões anteriores

Se mesmo assim, ainda continuar empate, haverá sorteio a ser conduzido pela comissão organizadora.

7.5 – Não terão validade para pontuação, as espécies Sardinha, Peixe-Rei, Savelha e Tainha. As demais espécies serão válidas somente com 20 (vinte) centímetros ou mais de comprimento.

7.6- O intuito é que todas as peças sejam devolvidas ao mar e, portanto, deverão ser apresentadas vivas, íntegras e sem qualquer sinal de amassamento ou “desnucados” à Comissão de pesagem e planilhamento. O registro pela comissão ocorrerá em obediência à ordem de chegada dos competidores.

7.7- Cada pescador será identificado, ao longo de toda a competição, pelo número de seu primeiro box no sorteio. Desta forma, logo após a captura de cada peça, o competidor deverá conduzi-la à Comissão de Pesagem e Planilhamento, informando seu número de identificação para efeito de registro.  Na sessão Q1, por exemplo, sorteio 23/43/05/64, o pescador será identificado pelo número 23. Já nas sessões Q2 e Q3, as duplas serão numeradas e 1 a 15 para a Q2 e 1 a 5 para a Q3.

7.8 – Os competidores não poderão acumular peças em seu poder para posterior pesagem e planilhamento, bem como não poderão conduzir, para o mesmo fim, peças que não tenham sido por eles capturadas. Desta forma, cada competidor somente terá 02 (duas) peças registradas por vez.

8 – DA PREMIAÇÃO:

8.1 – As premiações previstas para a sessão Q1 serão as seguintes:

Prêmio de R$ 100,00 para cada uma das 15 duplas que se classificarem para a sessão Q2;

8.2 – As premiações previstas para a sessão Q2 serão as seguintes:

Prêmio de R$ 100,00 para cada uma das 5 duplas que se classificarem para a sessão Q3;

8.3 – Para a classificação final, obtida após a conclusão da sessão Q3, teremos as seguintes premiações:

Prêmio de R$ 500,00 para a dupla campeã + Troféus;

Prêmio de R$ 300,00 para a dupla vice-campeã + Troféus;

Prêmio de R$ 200,00 para as duplas classificadas de 3° ao 5° lugares + Troféus.

Prêmio de R$ 100,00 + Medalhas para as duplas classificadas de 6º ao 10º lugares (definidos na Q2).

Prêmio de R$ 200,00 + Troféus para a dupla que pegar o maior peixe de todo o GP Xangri-lá.

9 – DAS CONSIDERAÇÕES GERAIS:

9.1 – Durante a sessão Q1, a pesca para quem não for participante da prova, ficará limitada ao espaço entre a portaria e a casinha do espigão.

9.2 – A parte frontal da plataforma ficará restrita aos participantes da prova durante as sessões Q2 e Q3, sendo que as demais dependências poderão ser utilizadas normalmente por todos.

9.3 – As peças capturadas sem condições de sobreviverem, ou que haja interessados no consumo, serão guardadas pela Comissão de pesagem até o final da prova.

9.4 – Os competidores que por ventura usarem de artifícios ilícitos com vistas a favorecerem-se na competição serão sumariamente desclassificados.

9.5 – A Asuplama não se responsabilizará por danos pessoais e/ou materiais que, porventura, venham a ocorrer antes, durante ou após a realização da prova.

Obs. A comissão organizadora tratará, caso a caso, cada eventual situação ou problema que, porventura, venha a acorrer durante a competição.

Comissão Organizadora